vip blog.

DICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM TEMPOS DE CRISE
06 maio
DICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM TEMPOS DE CRISE


Em tempos de crise econômica, é muito importante que você consiga organizar a sua vida financeira, para que dessa forma as suas finanças permaneçam estáveis e você não acabe ficando endividado, ou perdendo as suas reservas.
Fazer investimentos, cortar gastos, entre outras atitudes, são maneiras de manter suas finanças estáveis e organizadas nesses momentos.

Por isso, neste artigo, separamos dicas simples para que você consiga organizar a sua vida financeira em tempos de crise.


Busque a sua segurança financeira

O primeiro passo para organizar sua vida financeira em tempos de crise, é entender o que é, e aplicar os conceitos de segurança financeira.

Mas o que é segurança financeira? Vamos imaginar a seguinte situação: você recebe seu pagamento no fim do mês, e então, paga todas as suas contas, sem atrasos e sem dívidas acumuladas. 
Além disso, possui uma reserva em dinheiro, para que, caso alguma situação de emergência aconteça, você possa cobrir esses gastos sem precisar se endividar.

E por fim, você possui um fundo em dinheiro, para garantir o padrão atual da sua vida financeira no futuro, depois de sua aposentadoria.

Essa situação é o que representa a segurança financeira. Um cenário confortável, sem preocupações em relação a dinheiro, pois tudo está em sua devida ordem.

 
A segurança financeira, desta forma, se consiste em 3 pilares principais, sendo eles:

 •          Primeiro Pilar – A segurança financeira básica

 O pilar da segurança financeira básica constitui a organização de suas finanças, para que todas as suas despesas relacionadas a condições mínimas de sobrevivência, com algum conforto, possam ser providas.

Falamos aqui sobre as despesas com alimentação, moradia, transporte, educação, saúde e lazer.


 
•          Segundo Pilar – A segurança financeira contra eventualidades

 O pilar da segurança financeira contra as eventualidades consiste em organizar suas finanças de modo a ser possível garantir um fundo de reservas em dinheiro para que seja possível o pagamento de despesas causadas por situações emergenciais imprevistas, sem precisar se endividar.

Falamos aqui sobre as despesas tais como reparos no veículo, reformas necessárias na casa, substituição de algum eletrodoméstico com defeito, entre outras.

 
•          Terceiro Pilar – A segurança financeira futura

 O pilar da segurança financeira futura está relacionado a garantia de que, na aposentadoria, seja possível desfrutar do mesmo padrão de vida com o qual você tem agora.

Aqui, estamos falando de ser possível contar com um fundo financeiro destinado que deve ser feito pensando no futuro, para garantir estabilidade na aposentadoria.

 
Educação Financeira Familiar

Buscar investimentos e fazer reservas de dinheiro para cobrir eventuais problemas é fundamental, entretanto o principal ponto de uma organização, deve ser a educação financeira em conjunto de todo o grupo familiar, sendo assim nenhum membro da família deve ficar de fora!

Para mobilizar todo o grupo familiar em prol da estabilidade financeira da casa, você pode seguir as seguintes dicas:

•          Compartilhar a realidade financeira da casa com todos

Todos os componentes do grupo familiar devem estar cientes da realidade financeira da casa, desta forma, todos podem se envolver, e trabalhar em conjunto, seja para conquistar, ou para manter a estabilidade da família.

Os passeios e viagens, que possivelmente ocorrem de forma não planejada, devem passar a ser vistos como metas a serem alcançadas por toda a família em conjunto. É uma boa ideia que todos se reúnam para planejar os gastos, e juntos encontrem alternativas para aumentar os rendimentos.

 
•          Envolver as crianças

A participação das crianças na rotina de planejamento da família não deve ficar em segundo plano, pelo contrário, é fundamental que elas possam participar do processo de maneira ativa.

 Isso garante não apenas uma vida financeira mais estável para todos, como também faz com que as crianças cresçam aprendendo a lidar com as finanças de maneira saudável.

 
•         Compartilhar as responsabilidades

Todos aqueles que moram na casa e que tenham algum tipo de rendimento próprio devem participar e contribuir, ainda que de maneira simbólica, para o pagamento das despesas.

 Ter comprometimento com algum tipo de conta, ajuda os adolescentes a se prepararem melhor para a vida adulta, e aprendam a lidar com o dinheiro de forma saudável.

 
Escape das dívidas

Em tempos de crise, tudo fica mais difícil, e estar endividado pode ser ainda pior, por isso, acertar suas dívidas e deixar a conta no azul, é mais um passo a caminho da estabilidade.

 •          Negocie suas dívidas

Se ao analisar o montante que você deve, você perceber que o valor é mais alto do que consegue pagar de uma só vez, ao invés de apelar para um empréstimo, tente primeiro negociar o valor com seus credores, tentando diminuir o valor dos juros para conseguir de fato quitar a dívida o mais rápido que puder.

 
Organize seu orçamento

Para ter uma vida financeira organizada, você precisa organizar o seu orçamento.

É preciso estabelecer metas referentes aos seus gastos que sejam compatíveis com a renda que você possui, e fazer um acompanhamento, para perceber se está sendo capaz de alcança-las.

Agindo desta maneira, você evita gastar de maneira descontrolada, gastando além da conta e desestabilizando a sua vida financeira, ajudando também a evitar que a sua vida financeira sofra com boicotes e se torne então mais saudável e estruturada.


Hoje em dia, inclusive, você pode e deve utilizar a tecnologia a seu favor, e utilizar uma planilha eletrônica para organizar a sua vida financeira.

Esse processo de organização do seu orçamento deve ser um constante, não apenas uma medida de emergência nos momentos em que você se encontra com problemas financeiros.

Organize e estruture o seu orçamento de modo a sempre saber para onde cada centavo do seu dinheiro está indo.

 

Agora você já sabe os passos que deve dar para organizar a sua vida financeira em tempos de crise, mantendo seu orçamento equilibrado, conseguindo fontes de alternativas de renda e se mantendo longe das dívidas.


Conteúdo com base em Blog Renda Fixa. Link para matéria na integra: https://blog.apprendafixa.com.br/financas/como-organizar-sua-vida-financeira-em-tempos-de-crise/

mais postagens
Venda Mais: Aprenda como fazer consórcio
28 ago

Venda Mais: Aprenda como fazer consórcio

Aumente suas vendas e fidelize seus clientes com o uso de co...

Venda Mais: Aprenda como fazer consórcio
#1 O que é ser mulher?
03 mar

#1 O que é ser mulher?

Nesse mês de março, trazemos as protagonistas da história pr...

#1 O que é ser mulher?
5 Dicas para ser uma super revendedora
04 set

5 Dicas para ser uma super revendedora

Quer se tornar uma revendedora ainda melhor? Então confira...

5 Dicas para ser uma super revendedora