vip blog.

Como evitar inadimplência
18 set
Como evitar inadimplência
Sem tempo para ler?
Confira a versão em áudio!

 

Não existe nada mais desagradável do que fechar aquela venda que você tanto precisava e o resultado acabar sendo negativo, não é mesmo?
Por isso, hoje vou falar sobre os clientes inadimplentes e como evitar essa experiência ruim.


É importante conhecer o perfil do seu cliente.

Conhecendo seu cliente, você saberá o que oferecer a ele e quais as melhores condições de pagamento possíveis. Dessa forma fica mais fácil o pagamento da mercadoria, pois se encaixa dentro do orçamento dele.

Dica: Atualmente existem vários aplicativos e sites que realizam consultas de restrição ao crédito e são muito úteis na hora de conhecer um cliente novo.


Utilize seu Talão de Negócios e Nota Promissória.

Certificar-se de ter uma garantia para recorrer ao valor da venda, é sempre uma saída nesses momentos. Por isso, utilizar seu talão de negócios com uma nota promissória, ambos autenticados com data, forma de pagamento e claro, assinatura do cliente, torna sua cobrança bem mais fácil nesses casos. Pois, juntos, são documentos válidos perante a lei.

Dica: Seu talão de negócios é muito mais do que só um acessório para anotar os pedidos do seu cliente. Você pode utilizá-lo para marcar as datas de pagamentos previstas, como em 30, 60 ou 90 dias. Solicite também a assinatura de seu cliente, pois assim ele se torna um documento legal para possíveis imprevistos.


Ofereça outras formas de pagamento.

Antes mesmo de fechar a venda, pergunte ao seu cliente se ele possui cartão de crédito, pois assim o parcelamento da compra se torna mais fácil para ambos. Caso a resposta seja negativa, procure trabalhar utilizando boletos bancários, pois eles facilitam a identificação de pagamento na sua conta e o não pagamento, pode ser utilizado como título para protesto.

Dica: Hoje em dia, existem diversos bancos digitais que permitem a criação de boletos em qualquer valor. Depois de pago, esse dinheiro cairá na sua conta bancária. Essa é uma ótima ferramenta para você que, mais tarde, poderá pagar o seu pedido utilizando o depósito bancário e garantir +5% de desconto em seu pedido. 

Mas lembre-se de ficar atenta ao pagamento do boleto que você fez para o seu cliente.

Faça pós-venda.

Um erro muito comum é manter contato com o cliente, somente na hora da venda e do pagamento. O que torna a inadimplência algo muito fácil de acontecer. Por isso, é importante mostrar ao seu cliente que você está lá para dar o suporte necessário. Pergunte se ele gostou do produto e se as condições para pagamento ainda são válidas. Se a resposta for positiva, é só ficar de olho nas datas de pagamento combinadas. Mas caso a resposta seja negativa, ofereça outras formas de pagamento e novos prazos.


Realize consórcios.

Uma maneira muito simples e prática de garantir uma boa venda e se livrar de situações complicadas, é realizar um consórcio, pois com essa pratica o pagamento é feito antes de seus clientes receberem os produtos.
Há alguns dias atrás fiz uma matéria aqui blog sobre consórcios, se você tem dúvidas sobre como ele funciona, é só clicar aqui para ler a matéria completa.


Cobrar não é chato. Chato é ficar sem receber.

Não se acanhe para ir falar com aquele cliente que te deixou na mão, entre em contato por telefone/whatsapp e tente fazer negociações. Vale sempre lembrar que você pode oferecer novas maneiras de pagamento e até mesmo ofertar a devolução da mercadoria se ela ainda não foi utilizada.






Gostou da matéria? Então veja também:


• Como lucrar ainda mais.
• Como fazer consórcio.
• 5 Dicas para ser uma super rendedora.
• Como seu aplicativo te ajuda a vender mais.



mais postagens
DICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM TEMPOS DE CRISE
06 maio

DICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM TEMPOS DE CRISE

Em tempos de crise econômica, é muito importante que você co...

DICAS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM TEMPOS DE CRISE
Venda Mais: Aprenda como fazer consórcio
28 ago

Venda Mais: Aprenda como fazer consórcio

Aumente suas vendas e fidelize seus clientes com o uso de co...

Venda Mais: Aprenda como fazer consórcio
Vem ai, Catálogo 25!
10 mar

Vem ai, Catálogo 25!

2020 já foi e 2021 está aí já e chegou com toda força, e é a...

Vem ai, Catálogo 25!