Não existe nada mais desagradável do que fechar aquela venda que você tanto precisava e o resultado acabar sendo negativo, não é mesmo?
Por isso, hoje vou falar sobre os clientes inadimplentes e como evitar essa experiência ruim.
É importante conhecer o perfil do seu cliente.
Conhecendo seu cliente, você saberá o que oferecer a ele e quais as melhores condições de pagamento possíveis. Dessa forma fica mais fácil o pagamento da mercadoria, pois se encaixa dentro do orçamento dele.
Dica: Atualmente existem vários aplicativos e sites que realizam consultas de restrição ao crédito e são muito úteis na hora de conhecer um cliente novo.
Utilize seu Talão de Negócios e Nota Promissória.
Certificar-se de ter uma garantia para recorrer ao valor da venda, é sempre uma saída nesses momentos. Por isso, utilizar seu talão de negócios com uma nota promissória, ambos autenticados com data, forma de pagamento e claro, assinatura do cliente, torna sua cobrança bem mais fácil nesses casos. Pois, juntos, são documentos válidos perante a lei.
Dica: Seu talão de negócios é muito mais do que só um acessório para anotar os pedidos do seu cliente. Você pode utilizá-lo para marcar as datas de pagamentos previstas, como em 30, 60 ou 90 dias. Solicite também a assinatura de seu cliente, pois assim ele se torna um documento legal para possíveis imprevistos.
Ofereça outras formas de pagamento.
Antes mesmo de fechar a venda, pergunte ao seu cliente se ele possui cartão de crédito, pois assim o parcelamento da compra se torna mais fácil para ambos. Caso a resposta seja negativa, procure trabalhar utilizando boletos bancários, pois eles facilitam a identificação de pagamento na sua conta e o não pagamento, pode ser utilizado como título para protesto.
Dica: Hoje em dia, existem diversos bancos digitais que permitem a criação de boletos em qualquer valor. Depois de pago, esse dinheiro cairá na sua conta bancária. Essa é uma ótima ferramenta para você que, mais tarde, poderá pagar o seu pedido utilizando o depósito bancário e garantir +5% de desconto em seu pedido.
Mas lembre-se de ficar atenta ao pagamento do boleto que você fez para o seu cliente.
Faça pós-venda.
Um erro muito comum é manter contato com o cliente, somente na hora da venda e do pagamento. O que torna a inadimplência algo muito fácil de acontecer. Por isso, é importante mostrar ao seu cliente que você está lá para dar o suporte necessário. Pergunte se ele gostou do produto e se as condições para pagamento ainda são válidas. Se a resposta for positiva, é só ficar de olho nas datas de pagamento combinadas. Mas caso a resposta seja negativa, ofereça outras formas de pagamento e novos prazos.
Realize consórcios.
Uma maneira muito simples e prática de garantir uma boa venda e se livrar de situações complicadas, é realizar um consórcio, pois com essa pratica o pagamento é feito antes de seus clientes receberem os produtos.
Há alguns dias atrás fiz uma matéria aqui blog sobre consórcios, se você tem dúvidas sobre como ele funciona, é só
clicar aqui para ler a matéria completa.
Cobrar não é chato. Chato é ficar sem receber.
Não se acanhe para ir falar com aquele cliente que te deixou na mão, entre em contato por telefone/whatsapp e tente fazer negociações. Vale sempre lembrar que você pode oferecer novas maneiras de pagamento e até mesmo ofertar a devolução da mercadoria se ela ainda não foi utilizada.
Gostou da matéria? Então veja também:
• Como lucrar ainda mais.
• Como fazer consórcio.
• 5 Dicas para ser uma super rendedora.
• Como seu aplicativo te ajuda a vender mais.