vip blog.

Como evitar inadimplência
18 set
Como evitar inadimplência
Sem tempo para ler?
Confira a versão em áudio!

 

Não existe nada mais desagradável do que fechar aquela venda que você tanto precisava e o resultado acabar sendo negativo, não é mesmo?
Por isso, hoje vou falar sobre os clientes inadimplentes e como evitar essa experiência ruim.


É importante conhecer o perfil do seu cliente.

Conhecendo seu cliente, você saberá o que oferecer a ele e quais as melhores condições de pagamento possíveis. Dessa forma fica mais fácil o pagamento da mercadoria, pois se encaixa dentro do orçamento dele.

Dica: Atualmente existem vários aplicativos e sites que realizam consultas de restrição ao crédito e são muito úteis na hora de conhecer um cliente novo.


Utilize seu Talão de Negócios e Nota Promissória.

Certificar-se de ter uma garantia para recorrer ao valor da venda, é sempre uma saída nesses momentos. Por isso, utilizar seu talão de negócios com uma nota promissória, ambos autenticados com data, forma de pagamento e claro, assinatura do cliente, torna sua cobrança bem mais fácil nesses casos. Pois, juntos, são documentos válidos perante a lei.

Dica: Seu talão de negócios é muito mais do que só um acessório para anotar os pedidos do seu cliente. Você pode utilizá-lo para marcar as datas de pagamentos previstas, como em 30, 60 ou 90 dias. Solicite também a assinatura de seu cliente, pois assim ele se torna um documento legal para possíveis imprevistos.


Ofereça outras formas de pagamento.

Antes mesmo de fechar a venda, pergunte ao seu cliente se ele possui cartão de crédito, pois assim o parcelamento da compra se torna mais fácil para ambos. Caso a resposta seja negativa, procure trabalhar utilizando boletos bancários, pois eles facilitam a identificação de pagamento na sua conta e o não pagamento, pode ser utilizado como título para protesto.

Dica: Hoje em dia, existem diversos bancos digitais que permitem a criação de boletos em qualquer valor. Depois de pago, esse dinheiro cairá na sua conta bancária. Essa é uma ótima ferramenta para você que, mais tarde, poderá pagar o seu pedido utilizando o depósito bancário e garantir +5% de desconto em seu pedido. 

Mas lembre-se de ficar atenta ao pagamento do boleto que você fez para o seu cliente.

Faça pós-venda.

Um erro muito comum é manter contato com o cliente, somente na hora da venda e do pagamento. O que torna a inadimplência algo muito fácil de acontecer. Por isso, é importante mostrar ao seu cliente que você está lá para dar o suporte necessário. Pergunte se ele gostou do produto e se as condições para pagamento ainda são válidas. Se a resposta for positiva, é só ficar de olho nas datas de pagamento combinadas. Mas caso a resposta seja negativa, ofereça outras formas de pagamento e novos prazos.


Realize consórcios.

Uma maneira muito simples e prática de garantir uma boa venda e se livrar de situações complicadas, é realizar um consórcio, pois com essa pratica o pagamento é feito antes de seus clientes receberem os produtos.
Há alguns dias atrás fiz uma matéria aqui blog sobre consórcios, se você tem dúvidas sobre como ele funciona, é só clicar aqui para ler a matéria completa.


Cobrar não é chato. Chato é ficar sem receber.

Não se acanhe para ir falar com aquele cliente que te deixou na mão, entre em contato por telefone/whatsapp e tente fazer negociações. Vale sempre lembrar que você pode oferecer novas maneiras de pagamento e até mesmo ofertar a devolução da mercadoria se ela ainda não foi utilizada.






Gostou da matéria? Então veja também:


• Como lucrar ainda mais.
• Como fazer consórcio.
• 5 Dicas para ser uma super rendedora.
• Como seu aplicativo te ajuda a vender mais.



mais postagens
Dia do Cliente, aproveite essa data!
11 set

Dia do Cliente, aproveite essa data!

Uma das melhores datas para você demonstrar, ao seus cliente...

Dia do Cliente, aproveite essa data!
Colcha, Cobre leito ou Edredom?
09 out

Colcha, Cobre leito ou Edredom?

Quem nunca teve aquela dúvida na hora de diferençar esses it...

Colcha, Cobre leito ou Edredom?
Venda Mais: Aprenda como fazer consórcio
28 ago

Venda Mais: Aprenda como fazer consórcio

Aumente suas vendas e fidelize seus clientes com o uso de co...

Venda Mais: Aprenda como fazer consórcio