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Como cativar o cliente com o pós-venda
23 abr
Como cativar o cliente com o pós-venda

Sabemos que como vendedor, seu maior objetivo deve ser atrair e fidelizar a clientela do seu negócio. Para isso, forçar o bom atendimento, assegurar a qualidade dos produtos oferecidos e a forma como a pessoa vai ser tratada durante todo o processo de venda, são os passos essenciais para cativar o cliente.

O pós-venda representa uma etapa fundamental na hora de cativar o freguês para garantir a experiência de compra e fazer com que volte mais vezes. Quando uma pessoa faz uma compra não é apenas a aquisição de algo que conta, mas como isso foi vivenciado.

Hoje, você descobrirá por quais motivos o serviço de pós-venda está intimamente relacionado à satisfação dos clientes. E depois dessa leitura você estará pronto para colocar em prática tudo o que aprendeu e assim cativar melhor o relacionamento com seus clientes. Confira!


Primeiros devemos nos perguntar, por que o serviço de pós-venda é tão importante?

Em um mercado no qual todas as áreas apresentam grande concorrência e a luta pela clientela é acirrada, é essencial utilizar todas as ferramentas disponíveis na hora de conquistar e fidelizar os clientes. Mas, afinal, como saber o que cada consumidor espera dos seus produtos ou serviços?

Cada pessoa é única. Logo, as suas necessidades e seus anseios específicos variarão de acordo com seu perfil. Porém, existe algo que todos os clientes têm em comum: o desejo de se sentirem respeitados, especiais e plenamente satisfeitos com o que adquiriram.

O pós-venda é tão ou até mais importante que o momento que antecede a venda, pois é a hora em que você vendedor tem a oportunidade de superar as expectativas do freguês e provar que seu objetivo não é apenas o lucro, mas a satisfação do consumidor.

Assim, é fortalecida uma relação de confiança e o cliente se sente seguro não apenas para voltar a fazer negócio com você, mas também para te dar referências positivas, fazendo com que novas pessoas cheguem até você de maneira natural. 

Agora, você precisa saber como colocar em prática seu serviço de pós-venda. Bora lá?


Mantenha-se a disposição em qualquer canal para contato

Para iniciar um serviço de pós-venda eficiente, sua primeira providência deve ser disponibilizar um ou mais canais de contato com a clientela. Pode ser um Whatsapp, facebook, Instagram e até mesmo e-mails, lugares onde seu cliente possa se sentir mais próximo e claro, obter mais rapidamente a resposta que precisa. 

Obs: No ato da venda, divulgue amplamente esses canais ao consumidor e deixe claro que, havendo quaisquer necessidades, você estará à disposição para solucionar dúvidas ou problemas. 


Um contato eficiente e mais rápido! 

Lembre-se, os canais precisam ser eficientes e funcionarem de maneira rápida. Um cliente irritado ou querendo tirar alguma dúvida precisa ser prontamente atendido. Para tanto, o atendimento tem que ser dinâmico e é necessário que haja uma devida atenção à eles.

Quer um exemplo que funciona? Transforme seu Whatsapp para uma conta comercial, e assim programe uma resposta automática, para que sempre que receber uma mensagem, o sistema envie outra automaticamente explicando que o cliente terá suas dúvidas respondidas o quanto antes.
Se quer saber mais como tornar seu Whatsapp uma conta comercial, clique aqui


Se capacite para realizar o pós-venda

Para realizar esse tipo de atendimento é necessário que você esteja preparado para tal. É necessário conhecer mais sobre você mesmo, seus métodos de vendas, e claro, acima de tudo sobre os produtos que vende e como resolver qualquer problema que seu cliente possa ter. 

Se você tem dúvidas sobre produtos, trocas, ou devoluções, pode ler seu Guia de Vendas, que lhe foi enviado juntamente com o seu Catálogo 23, ou acesse sua área exclusiva e baixe a versão on-line clicando aqui

Lá você tem todas suas dúvidas esclarecidas, mas se precisar de uma ajuda, a gente também está aqui pra falar com você, é só entrar em contato pelos nossos canais de atendimento. (clique aqui)


Cumpra as suas promessas

A melhor maneira de provar ao seu público o seu valor, é cumprir suas promessas. Entregue os produtos dentro dos prazos estipulados e de acordo com as especificações acordadas.

Se prometer vantagens, benefícios ou qualquer outro elemento que tenha servido como chamariz para efetivar a venda, entregue isso ao consumidor. Além de fortalecer o seu relacionamento com o consumidor, tal ato também impulsionará as futuras compras.


Supere expectativas de sua clientela

Prometeu entregar em 30 dias? Entregue em 20! Disse que o produto custava determinado valor? Forneça um desconto e ainda facilite o pagamento! Conceda brindes, estimule a fidelidade e proporcione ao cliente muito mais do que aquilo que ele estava esperando.

Um atendimento impecável, entrega ágil e facilidade no pagamento, essas são algumas formas de superar as expectativas do consumidor e motivá-lo a fazer negócio novamente com você! Afinal, você quer que ele se sinta bem ao adquirir o que você vende.


E como você viu, o atendimento pós-venda faz parte de uma negociação eficiente e é um dos segredos para quem deseja conquistar e fidelizar novos clientes. Invista em um bom atendimento, faça promessas que você possa cumprir e esteja disposto a ouvir o cliente e auxiliá-lo. Tudo isso vai refletir em um aumento significativo em suas vendas!


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Por hoje é só, boas vendas e até a próxima. ;)

Conteúdo com base em Inusitta. Link para matéria na integra: http://inusitta.com.br/publicacao/entenda-como-cativar-o-cliente-com-o-servico-de-pos-venda/

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