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4 tipos de clientes e como identificá-los
08 jul
4 tipos de clientes e como identificá-los

   Você conhece técnicas de vendas para melhorar seu desempenho com clientes, principalmente os que você pensa em conquistar? Sabe lidar com situações complicadas muitas vezes colocadas pelos compradores do seu produto? Sabe organizar seus clientes, finanças e produtos? Se respondeu “não” a alguma dessa perguntas então fique ligada nessa e nas próximas matérias que estaremos lançando aqui no blog, iniciando uma série voltada para suas vendas, e ajudando a melhora-las.

 

   

Entender seus clientes não é apenas estar “falando a mesma língua” mas sim saber o que ele pensa, o que prende sua atenção, e o que vai fazer com que você feche a tão desejada venda.

   Visando isso, a literatura de vendas criou quatro tipos de clientes para classificar cada persona que você encontrará por de traz de uma porta, ou no nosso mundo tecnológico de hoje, por de traz de um chat nas redes sociais.

1.         Cliente pragmático

   Falar muito sobre seu produto estendendo a venda para uma longa conversa não é o forte desse tipo de cliente. O cliente pragmático gosta de um tratamento rápido e formal, ele se irrita fácil com conversas longas. Para esse tipo de cliente seja rápida e eficiente, solucione seu problema no menor tempo possível, use resposta mais objetivas, sendo direta e segura sobre seu produto.

 

2.      Cliente analítico

   Diferente do pragmático, o cliente analítico gosta de informações, para então, depois de saber tudo o que precisa sobre o produto, fechar a venda. Para ele, o principal não é a velocidade em adquirir o produto, mas sim a análise do que está sendo comprado. Para esse tipo de cliente é de extrema importância que você conheça muito bem as qualidades do seu produto. Ofereça a ele muitas informações, números que comprovem as vantagens da compra, depois de estar totalmente informado, deixe-o tirar suas próprias conclusões.

3.      Cliente afável

   Esse tipo de cliente lida diretamente com o emocional, ele preza muito com a relação entre vendedor e consumidor e confiará no que você diz. Deixe-o confortável com conversas mais informais como família, esportes, trabalho etc. Para resumir essa persona em uma palavra seria “Confiança”. Ele quer você zele por seu bem-estar e nunca traia sua confiança.

4.      Cliente expressivo

   Por fim, o último cliente emocional é semelhante ao pragmático por também gostar da rapidez, mas dessa vez não voltada à lógica. Ele é expansivo, extrovertido, gosta de ser tratado com informalidade e de ser o centro das atenções!

   Além disso, é alguém que quer ser elogiado tendo o vendedor como um parceiro. Portanto, as melhores técnicas de vendas para esse tipo de pessoa baseiam-se num relacionamento intenso, mas claro, em um nível profissional.

   Você conseguiu entender o porquê é tão importante reconhecer e saber lidar com os diferentes tipos de clientes? Se conseguir traçar o rumo do atendimento é mais certeza que finalizará a venda e fazer com que o cliente fique confortável é contar com ele novamente num próximo pedido. 

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